Carregando...

Seguidores

Curtiu? Clique aqui

Ultimos Posts

domingo, 2 de outubro de 2011

O Útero e suas Anomalias

O útero tem formato de uma pêra de cabeça para baixo. Em média, mede 7,5 cm por 5 cm por 2,5 cm de espessura. É um Órgão musculoso e oco revestido por uma membrana mucosa chamada endométrio. Divide-se em duas partes: a superior ou corpo, mais volumosa onde vão dar as trompas de Falópio; a inferior, mais estreita, chamada colo ou cérvix que comunica com a vagina.


Existem Vários Tipos de Anomalias, são ela:


Útero Bicorno 


é uma má formação uterina em que existe uma membrana dividindo o útero em dois lados, na parte interna. Essa membrana pode ter tamanhos variados, desde uma pequena divisão até uma divisão completa do útero em dois.
O fato de se ter útero bicorno pode ou não dificultar a gravidez; deve ser realizado o correto diagnóstico, sendo, o tratamento cirúrgico. Deve ser feita, em alguns casos, cerclagem para segurar o bebê no interior do útero, já que esse tipo de má formação pode causar o aborto espontâneo, precoce ou tardio.
O grau de separação das duas partes é variável, podendo ser pouco bicorno, mais bicorno e até serem dois úteros separados. É causa freqüente de abortamento gestacional, pela falta de capacidade de distensão uterina na evolução gestacional.
Essa malformação pode ser observada através de exames clínicos, ultra-sonográficos ou radiológicos.


Utero Unicorno




É bem raro. O tecido que forma o útero não se desenvolve direito na mulher, e o órgão tem apenas metade do tamanho do normal. Além disso, só há uma tuba uterina, em vez de duas. Apesar disso, na maioria dos casos a mulher tem dois ovários. Dificulta a Gravidez.


Utero Didelfo


O útero tem a sua cavidade dividida em duas partes por um septo ou tabique, o qual pode ser completo chegando à cérvix ou somente alcançar dois terços, a metade ou 1 terço da longitude da cavidade uterina. Uma mulher pode ficar grávida apesar de apresentar esta má-formação, no entanto, terá maiores possibilidades de ter um aborto espontâneo ou um parto prematuro, pelo que a sua gravidez considera-se de risco, mas pode chegar ao fim com cuidados especiais desde o quinto mês. 

Utero Septado

A cavidade interna do útero é dividida por uma parede, chamada septo. O septo pode ir só até metade do caminho ou chegar até o colo do útero.

Utero Varioações

Normalmente, o útero é inclinado para a frente, na posição que os médicos chamam de anteversa. Algumas mulheres, no entanto, têm útero retroverso, ou retrovertido (ou ainda "virado"), inclinado para trás do abdome. 

Fertilidade

O útero retroverso não afeta a fertilidade. Em geral, é possível dizer que as anomalias anatômicas do útero não impedem a gravidez, mas tornam mais difícil carregar o bebê na barriga até o fim dos nove meses. 











Um comentário:

Futuros Papai e Mamãe disse...

Obrigada pela passadinha no meu cantinho..
Espero que possamos ser grande amigas e dividir um pouco desse nosso mundo feminino ;)

Beijinhosss ;*
Estou te seguindo!