Carregando...

Seguidores

Curtiu? Clique aqui

Ultimos Posts

domingo, 4 de dezembro de 2011

Dor da Ovulação - Dor do Meio ou Mittelschmerz

DOR DO MEIO 
A dor na ovulação (dor do meio) pode ser confundida com cólica renal e/ou infecção intestinal, 
Portanto é bom consultar o ginecologista antes de procurar outros especialistas 
Por Anna Paula Araújo Melo 
Infelizmente quando o quadro doloroso é agudo algumas mulheres podem até sofrer uma cirurgia desnecessária, “só depois que descarto a possibilidade da dor do meio que recomendo a minha paciente a consulta com o gastroenterologista e/ou urologista”, alerta Dr.José Bento, ginecologista e obstetra dos Hospitais São Luis e Albert Einstein. 

E Dr. Bento vai mais fundo na questão: “Faça exame clínico completo, ouça diferentes especialistas, pois a causa de um simples sangramento pode ser origem hormonal e fisiológica se for devido à ovulação”, explica. 
Portanto, suspeite do especialista que fizer um diagnóstico sem avaliação detalhada.”Certifique-se de que aquela dor insuportável seja realmente pedras em seu rim. por exemplo”, aconselha. 

Corpo & Plástica: por que no período da ovulação algumas mulheres sentem fortes dores? 
Dr. José Bento: Essa dor decorre de irritação na membrana que recobre inteiramente o abdome, que se chama peritônio, causada por um pequeno sangramento ou pelo próprio líquido contido no folículo ovariano que acaba de se romper. 

C&P: Qual a causa deste desconforto? 
Dr. José Bento: Toda vez que a mulher vai ovular, há uma ruptura do folículo no ovário que poderá causar pequeno sangramento. Este sangramento causa irritação das alças intestinais e peritônio levando a mulher a sentir muita dor na região do abdome. 

C&P : Como não confundir a dor da ovulação com cólica renal? 
Dr. José Bento: Primeiro, o médico deve Ter certeza da origem da dor e saber da história clínica da paciente. Com os resultados dos exames na mão é comprovado que a dor é causada pelo período de ovulação e não provocada por cálculos renais, por exemplo. A dor do meio é fisiológica! 

C&P: Por que a dor da ovulação é conhecida como dor do meio? 
Dr. José Bento: Ela recebeu esse nome porque a maioria da s mulheres tem ciclos menstruais que variam de 28 a 30 dias e a ovulação acontece por volta do 14º a 16º dia, grosseiramente isto acontece no “ meio do ciclo”. 

C&P: Como isto pode ser observado? 
Dr. José Bento: Quando a mulher perde uma secreção mucóide (muco elástico e abundante com aperência semelhante a clara de ovo) pela vagina, e/ou quando há aumento da temperatura corpórea ( apenas 1º grau acima). 

C&P: O que a dor do meio pode revelar para a mulher? 
Dr. José Bento: O período que os ciclos ovulatórios acontecem. Explico melhor: a dor chama a atenção da paciente e do médico ao dizer que acaba de acontecer a ruptura do folículo, portanto a paciente está pronta para engravidar. 

C&P: Mas esta dor tem cura? 
DR. José Bento: Não, você pode usar uma medicação analgésica, como um antiinflamatório. 

C&P: Como pode ser aliviada? 
Dr. José Bento: Através do uso de métodos anticoncepcionais hormonais (pílulas, adesivos ou anel vaginal), que privam o ovário dos ciclos normais, não permitindo a ovulação e evitando o desencadeamento desta dor. 


-------------------------------------------------------------------------------------------- 


Mittelschmerz 


Definição: Dor abdominal de um lado da parte inferior do abdome, que ocorre em mulheres durante ou perto do período de ovulação. 

Existem várias explicações para a causa da dor na ovulação. A dor pode ocorrer um pouco antes, durante ou depois da ovulação. Pouco antes da ovulação, o crescimento folicular pode esticar a superfície do ovário, causando dor. No momento da ovulação, ocorre a liberação de sangue ou líquido do folículo do óvulo rompido, e isto pode causar irritação na parede abdominal. Cerca de 20% das mulheres sofrem de dor na ovulação. A dor pode ser sentida de um lado em um mês e depois mudar para o lado oposto, ou pode ser sentida no mesmo lado por vários meses seguidos. 

Nenhum comentário: